mae_babada

Sinto-me uma mãe babada AO QUADRADO, tragam-me um lenço...ou melhor, um lençol

Lilypie Baby Ticker
Lilypie Baby Ticker

terça-feira, novembro 30, 2004

A B. tem uma nova.

O que é que fariam se uma pirralha, de 18 meses, fosse à vossa carteira, e pegasse nos comprimidos e pusesse logo na boca?

Ralhariam, claro...

a B. ouvia com muita atenção os ralhetes da mãe, ao mesmo tempo que se encostava à parede, com aquele ar de menina tímida!!!

Olhava atentamente paraa mãe e começou discretamente, a pôr a lingua de fora, ora para a esquerda ora para a direita. Rápido se apercebeu que não estava a pegar, então decidiu fazer olhos bonitos, piscando com força e rápido.



10.000

só agora vi, que este blog chegou aos 10.000, que pena não saber quem foi o 10.000 visitante.





sexta-feira, novembro 26, 2004

consulta dos 18 meses

A B. foi à consulta,

então temos:

Altura: 83.5cm (P90)
Peso: 11.200 (P 70) elegantissima

e como qualquer mãe, fico babadíssima ao saber que a minha filha é extremamente inteligente.

LOL


Diz também que ela é daquelas que morde pela calada... como se eu não conhecesse a pestinha... pois regista tudo, como se não tivesse a ouvir, e depois passa a acção. Fez algumas cenas muito engraçadas lá no consultório.


realmente as crianças fascinam.

Bom também levei uma rebocada, pois a B. ás vezes adormece comigo na minha cama, e não pode ser. E aquela mania que ela tem de estar sempre agarrada ao meu cabelo até adormecer tem de acabar.

Tudo o que ela disse já eu sabia, mas dito por uma pediatra... parece que tem outro sentido.

Ao que parece continua amarela, tenho de tirar a abóbora e a cenoura das sopas.


Aquela mania que ela tem de se auto-bater, depois de ser repreendida, é só para chamar e desviar a NOSSA atenção. Solução para o problema: desviar a atenção dela tb para o facto.


quinta-feira, novembro 25, 2004

os postais de Natal

Os CTT têm postais de NAtal à venda. O dinheiro reverte a favor das crianças do "Uzerbeiquistão", (não tomei muita atenção à publicidade)

Vivemos num mundo que o número de processos de desvio de dinheiro cada vez é maior. As pessoas são corruptas.


Porque é que a compra dos postais de Natal dos correios vão para as crianças de outros paises?

E as nossas, será que o dinheiro não é mais bem aproveitado em prol das nossas? Das familias carenciadas? Dessas famílias do leste que põe os miúdos a pedirem nos sinais? Dessas mães que andam com bebés de colo ao frio e ao vento, à chuva e ao calor, a pedirem?

que garantia temos nós que o dinheiro chega a essas do Uzerbeiquistão, uma vez que o desvio dos fundos está na ordem do dia???

Só quem tem noção do quanto custa alimentar uma criança, é que compreende a dificuldade de não ter dinheiro para comprar pão ou leite, e os outros bens que tb fazem falta.

e depois, nas filas de trânsito, é vê-los a passar: são jaguares, porches, X5, mais porches... já nem falo em volvos e em bmw's. vive-se mal!!!


mundo cruel... porquê?



quarta-feira, novembro 24, 2004

em pulgas...

Estou em pulgas, pareço uma miúda pequena.

Recebi 3 convites, imaginem.... para ir ao Circo. Sim, todos os anos recebo, mas nunca vou. Este ano é diferente. Vamos os três. E como é a primeira vez, sinto-me em pulgas. Estou deserta para ver a cara da Beatriz a ver os palhaços, os animais, todas as crianças... eu sei lá... vai ser uma festa.

Não posso deixar de agradecer-te, a ver se nos encontramos lá... bom, agora depois disto, o melhor mesmo era sair-me uma viagem nos sorteios. Isso era o máximo.


Estou eufórica.


segunda-feira, novembro 22, 2004

a família

numa ponta, estavas sentada a olhar para o rectângulo, noutra ponta do sofá tu também estavas a olhar para o...

fui a correr e sentei-me no meio, aliás como faço sempre. Ali estávamos os 3 a olhar para o rectÂngulo... puxei a tua mão suave e doce e coloquei-a no meu colo. Estavas alí, não ias embora com certeza.. que tranquilidade... juntinha a mim...

olhei para o outro lado, peguei noutra mão, mais pesada e maior e pus em cima da outra mão que sossegava no meu colo.

Que bom... estávamos ali os 3, e os dois estavam comigo, não iam embora... eu agarrei-lhes as mãos!!

A protagonista: Beatriz, quase 18 meses!!!


fim de semana fora

Mudança de ares... todos nós gostamos, e precisamos.

Os bebés, a propósito.. quando é que deixamos de chamar bebés, para passarmos a chamar crianças? ou será que tb vamos sofrer do síndrome de chamar aos filhos com 40 e muitos, bebés!!! continuando o raciocínio.... os nossos filhotes tb gostam da mudança de ares, pois a Beatriz qua andava a dormir tão mal, já acalmou.... Já acalmou, mas os 3 biberons nocturnos ainda não prescindiu deles!!!Ok.

Às vezes tb são os dentes a nascer, aquelas guinadas insuportáveis que nos atingem quando os dentes nascem. A Beatriz tb deve sofrer, agora que estão a nascer os molares. Só que não sabe queixar-se.

O fim de semana tb foi bom pois constipei-me!!! sorte a minha, a constipação fugiu da Beatriz para se instalar aqui no meu edíficio, melhor assim, as mães sempre servem para alguma coisa.

Relativamente ao weekend, a B. emporcou-se toda, a camisola dela de azul bebé, rapidamente passou para manchas cremes e azuis, de andar a brincar na areia. As mãos dela estavam negritas de tanto pegar em pedrinhas e fazer o leva e trás, leva e trás, e a carita dela assim também meio emporcada, com o pingo do nariz, do tipo menina da rua. Chegou a casa, banho-desinfecção com ela. Agora, já parece outra vez uma menina da cidade, com aquela cor de meia de leite clarinha.

Também tive pena, mas o fim-de-semana só tem dois dias... assim os nossos jogos de bola, a brincadeira da areia e de pedrinhas ficam para outro fim-de-semana.



sexta-feira, novembro 19, 2004

uma soneca

Apetece-me fazer uma soneca.

A Beatriz hoje deixou-me de rastos, também deve ser por ser Sexta-feira.

Noite terrivel,

23.00 - biberon de leite

02.30 - chora, não se cala, outro biberon

03.00 - choraminguinche, chucha na boca, acalma

04.00 - chora outra vez

04.30 - chora outra vez, cama da mãe

mais um bocado


chora outra vez... a mãe dá-lhe o cabelo, põe a chucha, não quer.. faz tudo para ela se calar...

05.00 a mãe perde a paciência, dá dois berros, e uma palmada no rabo, ela dá um berro e chora, pára e ADORMECE

06.50 - outro biberon

ADORMECE FERRADA


FOGO!!!
QUANDO ERA RECÉM NASCIDA NÃO ERA ASSIM!




quinta-feira, novembro 18, 2004

gostava que a vida fosse diferente
não estou descontente...
mas apetecia-me...
não é só fazer...
e criar?
educar?
com tantas exigências que se têm actualmente
será que vou conseguir???



quarta-feira, novembro 17, 2004

o fenómeno da contra-mão

Pois é... também me aconteceu...

e dizem vocês:

- que vergonha!
- é mulher!
- tinha de ser mulher!
- olha a parva!!!!


Já que tanto insistem, eu conto...




Agorinha de manhã, antes de vir para o trabalho, tive de ir ao Jumbo, comprar umas pantufas para a Beatriz pois esqueci-me dos sapatos dela em casa, e não ia deixar a miuda descalça o dia todo. Assim, fui a correr ao Hiper, pois abre cedinho e não me atrasava.

O meu espanto... rotundas e mais rotundas...ok!!! pronto!!! modificaram o trajecto, apenas com 1 ROTUNDA. Mas, como já não ia lá há bastante tempo, aquilo pareceu-me bastante modificado. Tão modificado que acabei por passar o local de entrada no parque. Não vou de modas, e toca a fazer inversão de marcha, pois se antigamente vinham carros de cima, nada havia nada em contra.

Sorte a minha, que a única testumunha da minha azelhice, foi o motorista da camioneta da Vimeca que estava estacionada. Ele bem me fez sinais de luzes... mas eu intrigada, perguntei... que raio, ele daqui não me vê, como saberá ele que sou mulher ...

Afinal os sinais de luzes dele era para me dizer Ó MULHER!!!! NÃO VENHAS PARA BAIXO QUE ISTO TEM SÓ UM SENTIDO!!!

e eu, na minha descontração das 9 da manhã, lá fiz a inversão de marcha, quando de repente, sai um carro do parque de estacionamento, sim UMA CARRO! Muito admirada disse, ÓOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO..... FICÁMOS OS DOIS FRENTE - A- FRENTE

(parece que estou em contramão, pensei eu... afinal os sinais de luzes estavam a querer dizer alguma coisa)

Claro que o referido carro acabou por passar ao meu lado, não desperdiçando a oportunidade do senhor HOMEM condutor, que nunca se deve ter enganado na piiiii.... da sua vida, pelo menos com tamanha azelhice, e de me dizer:

- TEM DE SE LER OS SINAIS!!!!



ok ok ok

tem razão!!!

Eu, que sempre fui tão boa condutora, que nunca, mas mesmo nunca tinha tido um precalço...aqui estou eu, com o Currículo manchado.

Mas, verdade seja dita, não serve de desculpa, mas com tão pouca sinalização, e sem trânsito algum... tinha de pôr o pé na argola.

Agora, quando se houve falar, fulano tal andou 40kms em contra-mão, talvez devessem assinalar se será mesmo azelhice do condutor, ou da falta de sinalização das estradas portuguesas!!



terça-feira, novembro 16, 2004

vó-vó

A Beatriz passa o dia com a minha mãe. À hora do almoço, o meu pai dá-lhe a máxima atenção. Constroiem puzzles, brincam com o cão... eu sei lá...

Resultado:

Qd eu toco à porta, diz que a B. fica louca e que só diz «ma-mã - ma-mã» e corre para a porta, quando eu entro, só diz

«vô-vÔ», «vô-vÔ», «vô-vÔ»

e começa a chorar por ele não aparecer.


Hoje ás 6 da manhã, na hora do seu leitinho, que nunca dispensa... ela que nunca fala, vai de dizer: «vô-vÔ», «vô-vÔ», «vô-vÔ»!!!!!!

Ontem à noite, foi repreendida, começou a chorar e a chamar pelo seu «vô-vÔ», «vô-vÔ»!!!


Deve ser paixão!!!



sábado, novembro 13, 2004


travessuras - parte 2 Posted by Hello


sexta-feira, novembro 12, 2004

As musicas da B

A Barata

A barata diz que tem
Sete saias de filó.
É mentira da barata
Ela tem é uma só.
Ha! Ha! Ho-Ho-Ho!
Ela tem é uma só!

A barata diz que tem
Um anel de formatura.
É mentira da barata
Ela tem é casca dura.
Ha! Ha! Ho-Ho-Ho!
Ela tem é casca dura!

A barata diz que tem
Uma cama de marfim.
É mentira da barata
Ela dorme é no capim.
Ha! Ha! Ho-Ho-Ho!
Ela dorme é no capim!

A barata diz que tem
Um sapato de fivela.
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela.
Ha! Ha! Ho-Ho-Ho!
O sapato é da mãe dela!

A barata diz que tem
O cabelo cacheado.
É mentira da barata
Ela tem coco raspado.
Ha! Ha! Ho-Ho-Ho!
Ela tem coco raspado!


Não sei se acontece com voces, mas hoje esta musica não me sai da cabeça. O carro tb já deve estar farto de ouvir sempre as mesmas musicas da carochinha....


Dia de S.Martinho

Ontem foi dia de castanhas. Para mantermos o ritual, lá comprei castanhas e água pé. A ideia pareceu bem, mas depressa veio a crítica a dizer que precisavam de estar mais bem assadas!!! e que eram quase todas podres!!!

que culpa tenho eu?

uma hora no forno eléctrico não chegou?
tb tenho culpa que a lagartinha tivesse almoçado logo na castanha que eu escolhi??

Detesto quando faço qualquer coisa cheia de boas intenções e depois criticam.

ainda por cima tive de arrumar a cozinha sózinha.


quinta-feira, novembro 11, 2004

o rirtual

Todos os dias é a mesma coisa.

Começo a ficar farta, e cansada. A B. só adormece agarrada ao meu cabelo!!!


Não sou indiferente e assumo que me sabe sempre bem ter os braços, um de cada lado, enrolados no meu pescoço. Vejo-os como uns mimos que a minha filha me dá todos os dias. Ela cruza as mãos atrás do meu pescoço e mexe, e remexe no meu cabelo. Sinto-me extremamente bem.

Mas, estou a ficar cansada. Pois todos os dias ela quer mexer no cabelo. Só adormece assim: Mamã, Mamã... e começa a rabujar e a chorar se não vem para o meu aconchengo de corpo com corpo.

Ontem fiz a experiência, tirava-lhe as mãos do meu cabelo, sempre que punha. ficou de tal maneira sentida que começou a chorar, já com birra pelo meio, e começou a puxar o vómito.

Acham isto normal?? Sempre que não consegue as coisas que quer, começa a chorar até entrar numa de convulsão com vómitos, e por vezes até vomita o leite. E só acalma com muita palavra de tranquilidade e mimo.

Já cortei o cabelo para ver se lhe tirava o vício. tinha-o já a ultrapassar os ombros, e agora cortei pelo pescoço. Ela reparou logo, e não ficou muito satisfeita. MAs como não dá para colar. Lá se vai habituando.

Mas todos os dias é a mesma coisa: vamos para a cama, ás 11 da noite e lá fica ela, a mexer no meu cabelo, ora no meu, ora no dela. Até adormecer. O problema é que por vezes já estou eu a dormir, e fico sobressaltada com ela a estender a mão para mexer no cabelo.

E depois não quer dormir no quarto dela nem na cama dela... nós fomos os culpados, somos comodistas, e para não nos levantarmos, ela acaba por dormir connosco. Agora queremo-la na cama dela, e ela não quer.

não sei como vou ultrapassar esta fase. vou ver se consigo arranjar uma boneca que tenha cabelos compridos para ver se ela se agarra a ela.

POr outro lado, também já li que esta fase é quando as crianças se apercebem que estão sózinhas. Daí chamarem pela mãe. Deve-se tentar com que elas se apercebam que a mãe está apenas no quarto ao lado a dormir também. MAs não é nada fácil.


quarta-feira, novembro 10, 2004

infantário

Estou bastante revoltada.

Fui ver um infantário para a B. Parece óptimo, é perto da casa da minha mãe, o que facilitava as coisas de se poder ir buscá-la mais cedo. Excusava de estar lá desde as 9 até ás 19.00H.

Pediram-me 370Euros por mês, para um tempo até ás 17.30h, o que ultrapassar as 18.00H paga-se como hora extraordinária. Para meio tempo, 230 Euros.

Para a B. seria 230 euros.

Digo seria!!! porque vou ter de procurar outra alternativa. Ainda querem que a população portuguesa não envelheça. Quem é que pode ter filhos??? Quem???

Se os infantários da Santa Casa estão cheios, e tb não são barateza nenhuma para quem atinge o escalão máximo (250€/mês).

Os particulares rondam os 250euros os mais fracos.


Assim:

os casais portugueses que cada vez têm filhos mais tarde (o primeiro na casa dos 29/30 anos) de certeza que não vão pensar no segundo filho até o primeiro ir para a primária, pois até lá não existem alternativas. Ou agarram-se a uma avó disponível ou tiram à barriga para poder pagar infantários que custam 300 Euros/mês. De certeza que depois já não pensam em ter um segundo filho.

Vida de cão a dos portugueses. Tenho pena de não poder emigrar e ir para os paises nórdicos que tão boas condições proporcionam aos pais jovens, já não falando nas outras condições...










segunda-feira, novembro 08, 2004

a minha barra

UFA

já consegui colocar a barra aki ao lado, mas agora parece que engordou...

o que é que eu faço para estreitá-la?


considerações duma semana

A B. anda numa euforia completa. Não sei se é da idade, se por ter estado uma seman completa com a mamã. Sei que anda numa exictação completa: ela mexe, ela corre, ela remexe desarruma, e ai de quem lhe diga alguma coisa, pois começa logo a bater com os pés, mordendo o que puder, mesmo que seja os dedos dela. Depois acaba por se magoar e chorar, que dá pena.

Gracinhas? são muitas... vaidosa, adora vestir uma peça de roupa nova e que lhe chamem atenção do quanto está bonita... ADORA!!! fica inchada de tanto elogio. ATé anda de modo diferente. Adora pôr perfume e pentear-se. E lavar os dentes? claro que é para comer a pasta de dentes, não que perceba alguma coisa de escovar os dentes. Mas é de pequenino...

E depois, a lingua deve ter-se soltado, pois fala imenso, ninguém percebe nada. Tem uma nova palavra nos seu vocabulário vasto que é PA-PA-PA-PA-PA, o que quer dizer : ir PAra o chão. deve ser inflûencia do PAra. Coisas de miúdos.

Tenho novas fotos para pôr, actualizadas, mas não tive tempo. Entre as quais o nenuco tapado com uma colcha feita de guardanapos!!!

A propósito de NENUCOS... estes bonecos têm uma grande inflûencia na B. Fica doida com o bebé.. tive de lhe comprar um, uma vez que tb ainda não tinha nenhum. Mas começa cedo a querer os brinquedos. Ao sábado de manhã é vê-la estupefacta a olhar para os anúncios da Concentra, parece que não há outra marca para brinquedos. 90% dos brinquedos que aparecem deve ser desse marca.

Com este panorama todo, advinham-se tempos dificeis para domar a pequena fera. Estou bastante confiante da minha nova e recente tarefa de educadora. Digo nova e recente, pois até aqui a B. tem sido uma bebé. Simplesmente uma bebé, que a mãe trata, cuida e mima e que faz todas as vontades para ver a mãe feliz. A B. está a crescer, e tenho lhe dado espaço para ela se sentir, tem quereres e vontades. Agora, a B. está com 17 meses, e percebe tudo perfeitamente, entra o papel de mãe educadora, fazendo o possível e o impossível para que ela se torne uma menina feliz, e equilibrada. Não depende só de mim, dela tb. Vamos lá ver. Entretanto, lembrei-me de mais uma das dela. Só para verem que não estou a dramatizar e para verem a qualidade da pestinha:

Ontem, estávamos em reunião familiar à volta da mesa, para ver o Benfica, todos sentados. A B. decidiu pôr-se de pé na cadeira. Claro que intervi, e disse-lhe para se sentar, ela não quis, começando logo a choramingar e rabujar, e mesmo à força não consegui com que ela se sentasse. O pai e o avô, disseram que tomariam conta dela, umd e cada lado e que a deixasse estar de pé. Sentei-me no meu lugar. A B. estava, então de pé, a bater com os pés na cadeira, toda contente e feliz, por se sentir nas alturas, de vontade feita, a ponto de: olhar para mim, e eu para ela, e de se rir e bater com os pés novamente. Toda a sua atitude daqueles breves segundos em que cruzamos olhares, foi de : toma-toma- não mandas em mim, faço o que quero!!!!
Foi unânime, todos concordámos que me estaria a desafiar. Avisei mais uma vez, que depois de estar de pé, o seu próximo passo seria subir à mesa. E assim foi, claro que aí o pai e o avô já não deixaram e veio a birra de seguida.

Não gostei muito da primeira atitude que tanto o pai como o avô tiveram. Por vezes, sinto-me como sendo a má da fita. Aqui o problema tem a ver com o grau de exigência, o meu nível é superior ao do pai, daí a B. atinge mais rapidamente o vermelho comigo do que com ele. Das duas uma, ou eu baixo o meu, e igualo-me ao do pai, ou ele aumenta o dele. Senão dá faísca!








quarta-feira, novembro 03, 2004


10 meses.... finalmente consegui colocar uma foto, embora desactualizada Posted by Hello



diversos >
JúlioMachadoVaz